segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A Terra geme em dores de parto

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo... A Fraternidade Madre Trautlinde esteve no dia 13 de novembro do corrente ano realizando mais uma reunião de formação. Neste encontro fraterno, conduzido por Wanessa subsecretária DHJUPIC e Pedro Nicácio subsecretário Distrital A6, discutimos a ação franciscana no meio social, que cada vez mais se esquece de tornar irmãos das outras criaturas gestadas por Deus. Assim, nosso injusto egoísmo e a necessidade cada vez maior de possuir algo (melhor ou da moda) nos faz perder os limites e acabamos destruindo as matas e todo o meio ambiente das mais variadas formas a partir de múltiplas intencionalidades. Ou ainda, os grandes proprietários de terras não enxergam que ao desmatar o tempo todo e de modo desenfreado acabam fazendo com que nos sufoquemos cada vez mais nesta “panela de pressão” que está se tornando nosso planeta. 
O modelo econômico que vigora atualmente nos deixa cegos a tal ponto que não visualizamos que elaborando poucas ações podemos construir e melhorar cada vez mais nosso planeta que tanto carece de gestos fraternos para com a natureza. Além disso, a mudança em relação a hábitos menos prejudiciais ao ambiente deve partir de cada um de nós, a educação ambiental deve ser posta a partir de exemplos, pois como bem sabemos tudo aquilo que seguimos, seja o cristianismo ou ainda o franciscanismo tiveram em seus líderes exemplos que viveram intensamente o amor a todas as criaturas. Nosso olhar, para com o meio ambiente precisa urgentemente ser modificado, valorizando outras formas de consumo renováveis, gastando o mínimo de água, usando menos plástico, retirando da natureza aquilo que efetivamente precisamos (talvez precisamos ter aulas com os indígenas), pois se não fizermos nada, ou pelo menos a nossa parte, veremos cada vez mais catástrofes ambientais ocorrerem e serem noticiadas, ou ainda, sentiremos na pele (ainda mais) nosso grau de devastação ambiental. Portanto, caros irmãos e irmãs, faça a sua parte, no seu trabalho, na sua escola, seja um reflexo positivo de bons hábitos para que assim eduquemos cada vez mais nossa sociedade para valorizar posturas saudáveis e menos degradantes e assim criemos em nossa sociedade uma consciência ambiental. Paz e Bem!

Um comentário:

  1. Só esperaram eu sair, pra tirar fotos,hein, brincadeira. Irmãos sempre é um prazer estar ao lado de vcs, tenho muito orgulho em fazer parte desta fraternidade. Que o pouco que possamos fazer seja bem feito e tenho certeza que o faremos. Paz e bem a todos.

    ResponderExcluir

Powered By Blogger